Notícias

Notícias

EXECUTIVO MUNICIPAL VISITA EMPREITADA DE “BENEFICIAÇÃO DA EM 523-3, DESDE LABRUJÓ A VILAR DO MONTE E DO CM 1242-1 ATÉ CALHEIROS” – UM INVESTIMENTO DE 332.000€

19 Agosto 2021

No âmbito da estratégia do Município de Ponte de Lima de revitalizar a rede viária municipal, face ao estado de degradação motivado pela sua longevidade, densidade de trafego e intempéries, o Executivo Municipal visitou a empreitada de “Beneficiação da EM 523-3, desde Labrujó a Vilar do Monte e do CM 1242-1 até Calheiros”.

Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, “estamos a falar da requalificação de duas estradas municipais que ligam a Freguesia de Calheiros, à Freguesia de Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte”, e representam “um investimento de 332 mil euros”, afirmou o autarca, que considera esta “uma via que tem uma intensidade de tráfego apreciável, e que estava num estado de degradação bastante acentuado”.

Segundo o Eng.º Victor Mendes “nós temos procurado proceder à requalificação da rede viária municipal. São largas centenas de quilómetros que nós temos que manter, é um esforço financeiro por parte do Município de Ponte de Lima, pois atualmente não há comparticipações comunitárias para a requalificação da rede viária Municipal, são largos milhões de euros, que em cada um dos mandatos nós temos investido”, revelou o autarca, considerando “fundamental ter uma rede viária municipal com boas condições do ponto de vista da segurança das pessoas e dos bens, (…) vias que naturalmente estejam em boas condições de transitabilidade, mas que acima de tudo sejam seguras, (…) essa é uma preocupação muito grande por parte do Município de Ponte de Lima”.

 “Temos a consciência que em cada um dos mandatos damos sempre mais um contributo à melhoria dessas mesmas condições, mas também reconhecemos que este é um investimento que não se consegue concluir num mandato tendo em conta a dispersão, e acima de tudo a extensão enorme. São cerca de 775kms de rede viária que requer um investimento de largos milhões de euros, o que felizmente tem acontecido”, revelou, durante a visita, o Presidente da Câmara Municipal.

Este é para o autarca um compromisso para com as freguesias beneficiadas pela obra. “Traçamos um plano para este mandato que estamos praticamente a concretizar”. “Esta requalificação que era aliás um legítimo anseio da população local que não foi possível concretizar no mandato anterior, e neste mandato tínhamos esse compromisso, e não deixamos de o querer assumir, por isso hoje estamos aqui nesta visita a esta requalificação, com os Senhores Presidentes da Junta de Freguesia de Calheiros e de Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte, para naturalmente ver em que condições é que a obra ficou”.

O projeto visa proceder à realização de reposição de pavimentos em camada de desgaste de betão betuminoso, dotando-a de melhores condições de circulação e assim permitir um forte incremento em termos de segurança e de igual modo promover a melhoria das condições de vida dos habitantes do concelho de Ponte de Lima.

Nas palavras do Presidente da Junta de à Freguesia de Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte, esta obra “vem ao encontro” das necessidades e expetativas da freguesia, de “trazer visitantes a Vilar do Monte”. Para Manuel Rodrigues este era um “anseio” da população. Considerando que o “Presidente da Câmara cumpriu o prometido”.

Manuel Rodrigues destacou a importância desta empreitada, que permitiu criar condições para a sua utilização, nomeadamente por parte classe trabalhadora que muitas vezes utiliza esta estrada que “permite fazer o seu percurso mais depressa”.

Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia de Calheiros, José Correia e Sousa referiu que esta obra veio beneficiar uma “estrada que estava a ficar degradada”. Realçando não só o incremento das condições de segurança, mas a beneficiação em termos de acesso Turístico às “Aldeias da Mesa dos Quatro Abades”, aos miradouros locais e diversos pontos que “as freguesias têm de saber aproveitar”.

 

Fonte: Município de Ponte de Lima

Galeria