Caminho Português de Santiago
O Caminho Português de Santiago, é o segundo itinerário mais utilizado pelos peregrinos para chegar ao Apóstolo Santiago.
O Caminho está marcado desde Lisboa, da Igreja de Santiago e da Sé Catedral, até à praça do Obradoiro em Santiago de Compostela (distância de cerca de 625 km).
Desde a Idade Média, Ponte de Lima tornou-se ponto de passagem obrigatória de todos os que calcorreavam velhas e seculares vias que os conduziam à obtenção da indulgência, simbolizada pela "Compostela".
São muitos milhares os Peregrinos que, cada ano, passam por Ponte de Lima dirigindo-se a Santiago de Compostela pela muito célebre Serra da Labruja. Percorrer o trilho de peregrinação, marcado com as emblemáticas setas amarelas, é uma experiência singular que permitirá apreciar monumentos e sítios ao longo de todo o percurso que atravessa o concelho de Ponte de Lima.
Vindo desde o Porto, entrará em Ponte de Lima pela freguesia de Poiares, passando por Vitorino de Piães, Facha, Seara, Correlhã e poderá pernoitar na Vila mais Antiga de Portugal e explorar o magnífico património e experimentar a famosa gastronomia.
Ponte de Lima – Rubiães (Paredes de Coura) – 19 km
Após atravessar a ponte Romana e Medieval seguirá pela vila de Arcozelo e pelas freguesias de Bárrio e Cepões e Labruja. Nesta última encontrará um desafio que o fará sentir mais forte após o superar, sinalizado pela Cruz dos Franceses.
Será um caminho cheio de bonitas imagens rurais e com deslumbrantes paisagens.
- Localidades com Albergue
para Peregrinos:
- Rubiães – Valença – 19 km
- Valença – Tuy – 4 km
- Tuy – Porriño – 14 km
- Porriño – Mós – 5 km
- Mós – Redondela – 10 km
- Redondela – Pontevedra – 18 km
- Pontevedra – Brialhos – 18 km
- Brialhos – Valga – 16 km
- Valga – Padrón – 4 km
- Padrón – Teo – 9 km
- Téo – Santiago – 13 km