Notícias

Notícias

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DAS ALDEIAS DA MESA DOS 4 ABADES ABRIU EM PONTE DE LIMA – CIAM4A

3 Agosto 2021

O Centro de Interpretação das Aldeias da Mesa dos 4 Abades (CIAM4A) já abriu oficialmente e está instalado num edifício de arquitetura tradicional, em Vilar do Monte, Ponte de Lima. A cerimónia contou com a presença de diversas personalidades e serviu ainda para apresentar o website que servirá de guia com propostas para atividades, locais a visitar, experiências, alojamento e gastronomia local. Assim, o CIAM4A passa a ser um ponto de referência e de partida para a descoberta, não só das Aldeias da Mesa dos 4 Abades – Bárrio, Cepões (hoje Freguesia de Bárrio e Cepões), Calheiros e Vilar do Monte (sendo esta atualmente, Freguesia de Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte) – como também da Freguesia da Labruja, limitando a norte uma paisagem serrana única, que não pode ser desconstruída por limites administrativos. 

Promover e impulsionar novas abordagens de conhecimento rural, primando pelo desenvolvimento de um conjunto de iniciativas interpretativas relacionadas com o turismo cultural e paisagístico característico desta região, mais especificamente o turismo de natureza, disponibilizando assim uma oferta turística qualificada, são as principais metas deste novo equipamento. Este novo equipamento vai permitir ainda melhorar e apoiar um conjunto de infraestruturas e equipamentos ligados aos caminhos pedestres e BTT/Downhill, e qualificar e certificar esta área como património natural e cultural.  

Recorde-se que a Mesa dos Quatro Abades data da Idade Média, no entanto, aparece documentada nas Memórias Paroquiais de 1758 em duas das quatro freguesias que confinam neste ponto. Reza a tradição oral que há muito tempo sairia de cada paróquia a imagem de S. Sebastião em procissão e se reuniriam num local com uma mesa de pedra a pedir-lhe proteção, no entanto não se pode afirmar que a Mesa dos Quatro Abades derive deste encontro. A tradição foi recuperada nos anos noventa do século XX, substituindo-se os intervenientes abades pelos Presidentes das Juntas de Freguesia e onde também participa o Presidente da Câmara Municipal.

In. Revista Minha

Galeria