Experiências

Experiências

Lobo Ibérico

img

O Lobo Ibérico, nativo da Península Ibérica e pertencente à espécie Canis Lupus signatus, é o que existe no nosso país.

Este é um animal com grande capacidade de adaptação, e por isso poderá estar presente nos mais variados tipos de habitats, selecionando-os e dependendo da disponibilidade alimentar a eles associada e das atitudes humanas.

No entanto, as regiões montanhosas do Norte e Centro de Portugal, são ainda o refúgio destes animais carnívoros.

Também nestas zonas montanhosas do nosso concelho, nomeadamente nas Aldeias da Mesa dos 4 Abades, restam alguns exemplares do Lobo Ibérico, que sabemos existirem pelos relatos destas gentes que o avistam. No entanto, o seu comportamento esquivo e atividade maioritariamente noturna, dificultam a sua observação.

Mas, esta é uma espécie protegida, atualmente no nosso país, tendo-se adotado medidas à sua conservação e recuperação. Tal facto deveu-se aos ataques do lobo, cada vez mais frequentes aos animais domésticos das populações, devido à escassez de presas selvagens, levando a que o Homem gerasse o abate destes animais por vários meios, facto este que quase fez desaparecer este carnívoro do nosso território.

De notar que durante séculos, este animal foi objeto de perseguição, motivada pelo medo que incutia nas gentes serranas, através de antigas armadilhas para os lobos, os fojos, que hoje se identificam como património cultural.

Galeria