Notícias
CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DAS ALDEIAS DA MESA DOS 4 ABADES ABRIU EM VILAR DO MONTE – Um novo polo de atração turística em Ponte de Lima
15 Julho 2021Abriu oficialmente o Centro de Interpretação das Aldeias da Mesa dos 4 Abades (CIAM4A) instalado num edifício de arquitetura tradicional, na freguesia de Vilar do Monte, em Ponte de Lima.
Promover e impulsionar novas abordagens de conhecimento rural, primando pelo desenvolvimento de um conjunto de iniciativas interpretativas relacionadas com o turismo cultural e paisagístico característico desta região, mais especificamente o turismo de natureza, disponibilizando assim uma oferta turística qualificada, são as principais metas deste novo equipamento. Manuel Rodrigues, presidente da junta de Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte, demonstrou o quanto é importante este equipamento, que “esperamos chame muitos visitantes a estas freguesias”. “Este Centro de Interpretação será uma porta para todo este território” disse o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Victor Mendes, adiantando que “é um projeto que pretende proteger, salvaguardar e gerir o património local, valorizando-o e divulgando-o, de forma a perpetuá-lo no tempo”. O autarca afirmou ainda que o “turismo de natureza e o turismo de espaço rural só é possível com gente no território a moldar a paisagem. Pretendemos dinamizar o território, que tem alma e que prima pela diferença com muita resiliência”. Este novo equipamento vai permitir ainda melhorar e apoiar um conjunto de infraestruturas e equipamentos ligados aos caminhos pedestres e BTT/Downhill, e qualificar e certificar esta área como património natural e cultural. “Foi o maior investimento efetuado neste território, meio milhão de euros” revelou o presidente da Câmara de Ponte de Lima, e “acreditamos que terá retorno para a economia local, sendo esta uma estratégia de verdadeira eficiência coletiva” disse o edil. O presidente do Turismo Porto e Norte, Luís Martins associou-se a este momento confidenciando que este será “mais um polo de atração para este território”.
Recorde-se que a Mesa dos Quatro Abades data da Idade Média, no entanto aparece documentada nas Memórias Paroquiais de 1758 em duas das quatro freguesias que confinam neste ponto. Reza a tradição oral que há muito tempo sairia de cada paróquia a imagem de S. Sebastião em procissão e se reuniriam num local com uma mesa de pedra a pedir-lhe proteção, no entanto não se pode afirmar que a Mesa dos Quatro Abades derive deste encontro. A tradição foi recuperada nos anos noventa do século XX, substituindo-se os intervenientes abades pelos presidentes das Juntas de Freguesia e onde também participa o presidente da Câmara de Ponte de Lima.
A cerimónia contou com a presença do executivo Municipal, do presidente do Turismo Porto e Norte, autarcas das aldeias da Mesa dos 4 Abades, presidente da Associação dos Amigos da Mesa dos 4 Abades e associações locais, serviu ainda para apresentar o website que servirá de guia com propostas para atividades, locais a visitar, experiências, alojamento e gastronomia local. O CIAM4A passa a ser um ponto de referência e de partida para a descoberta, não só das Aldeias da Mesa dos 4 Abades - Bárrio, Cepões (hoje Freguesia de Bárrio e Cepões), Calheiros e Vilar do Monte (sendo esta atualmente, Freguesia de Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte) - como também da Freguesia da Labruja, limitando a norte uma paisagem serrana única, que não pode ser desconstruída por limites administrativos.
In. Gazeta Rural